Há quase 130 anos, o 25 de outubro é celebrado como o dia do profissional da Odontologia. A data de séculos passados faz referência ao decreto 9.311 assinado em 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista no país.
De acordo com pesquisas relacionadas à área, a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. Hoje, alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente.
De acordo com a conselheira nacional de saúde, representante do Conselho Federal de Odontologia e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB), Graciara Mattos, a Odontologia nos últimos anos tem “fundamentado numa nova maneira de atuação sobre o processo saúde–doença, com ênfase na proteção e a promoção além do atendimento domiciliar, definindo área de abrangência, equipe multiprofissional, ação preventiva e de promoção da saúde a partir de prioridades epidemiológicas da área adstrita e PNSB”, informou.
Para saudar todos os profissionais pela passagem da data o destaque do blog vai para três grandes profissionais da Odontologia.
Renata Farilas, que atende no Edifício Eneida Quadros
Duas gerações da área, Edla Pinheiro com a filha Ludmila
Comentários
Postar um comentário