Pular para o conteúdo principal

Trade turístico do Pará se reúne para discutir os impactos do Covid -19 no setor


Convocados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV-Pará), representantes do trade turístico paraense se reuniram na noite desta quarta-feira (17), para falar dos impactos econômicos em um dos setores mais atingidos com a pandemia provocada pelo novo coronavirus. A reunião ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-Pará), em Belém, e também orientou os agentes de viagens sobre como proceder diante do alto cancelamento de passagens aéreas.

“A orientação é que voos cancelados sejam remarcados e em caso de desistência por parte do consumidor, o custo da passagem seja dado em forma de crédito para aquisição de passagens futuras”, orientou a presidente da ABAV-Pará, Rose Larrat, ao reforçar que nenhuma passagem precisa ser cancelada, mas sim, remarcada. “Até porque no nosso estado não existe nenhum caso confirmado do coronavírus”.

Ela também reforçou sobre a campanha da ABAV Nacional que está sendo repassada para orientar os agentes de viagens de todo o Brasil. Com o slogan “Adia!”, a campanha visa incentivar os consumidores a adiarem seus planos para se proteger do Covid-19.

Além dos agentes de viagens, compareceram à reunião representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará e Nacional), Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pará (ABIH) e Sindicatos dos Guias de Turismo do Estado do Pará (Singtur-Pa). A médica Débora Crespo, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), também foi convidada para orientar os agentes sobre as medidas de prevenção contra o coronavirus. Sem representantes na reunião, algumas companhias aéreas foram ouvidas por meio de pronunciamentos em vídeo.

Segundo o coordenador do Cetur, Joy Colares, as agências de viagens serão as mais afetadas num segmento que foi o primeiro a ser atingido por essa crise econômica mundial provocada pela disseminação do Covid-19 em vários países e, agora, no Brasil. “O deslocamento por meio de viagens é um dos maiores segmentos econômicos e, com o fechamento das fronteiras por parte do países, cancelamento de eventos e a prevenção das pessoas em se deslocarem, tudo isso afeta significativamente, primeiro o setor de transporte, depois o setor de hotelaria, e vai afetar o setor de restaurantes. As agências de viagens estão perdendo clientes”.

Para  o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hoteis (ABIH-PA), Carlos Freire, toda a cadeia do turismo está sendo impactada e, no caso do Pará, a hotelaria sofrerá mais ainda já que, historicamente, o período de baixíssima ocupação que é de dezembro até fevereiro seria compensado com março. “Agora ninguém sabe o que vai acontecer, mas a orientação que a ABIH está dando é tentar negociar e flexibilizar com os clientes e ver como as coisas vão acontecer. Negociação é a solução”, afirma.

Entre os agentes de viagens a reclamação era a mesma, cancelamentos de passagens e muitas perdas, o que preocupa o setor que prevê até fechamento de muitos empreendimentos caso não se chegue a uma solução. “Tá muito difícil a situação, desde que o mês iniciou não houve vendas, apenas cancelamentos. O cenário é preocupante e os agentes de viagens são os mais atingidos com a crise. Eu tenho 30 anos de turismo, minha empresa tem 23 anos e eu nunca vi uma crise como essa”, declarou a empresária Claudia Fernandes.

Por conta do cenário caótico, empresários e entidades do turismo devem tentar uma agenda com o governador Helder Barbalho para chegar a uma solução para a crise no setor turístico. A reunião deve ser intermediada pela Setur, representada na reunião por Alexandre Nakagawa.

Texto: Jessica Santana e Julie Rocha
Fotos: Fernando Nobre
@prazeremviajarpa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa                      Nayara Weba Branco e Raphael Branco             Marina Salomão e Saulo Berredo                          Thayane e João Paulo Maluf                             Daniele e Frederico Duailibe                       Tereza Travassos e Augusto Carvalho                          P

NOVA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNDB

  Um dos mais renomados profissionais da odontologia maranhense e primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia do MA, o já falecido Pro. Luiz Pinho Rodrigues recebeu de sua família a homenagem mais que merecida: Empresta seu nome à nova clínica de odontologia da UNDB, cuja sede é no Renascença II, anexa ao prédio da universidade que inaugura sua primeira turma de odonto ainda neste mês de setembro. Agora, com a Clínica de Odontologia "Prof. Luiz Pinho Rodrigues", futuros acadêmicos e docentes da UNDDB, poderão realizar importantes trabalhos de extensão, conforme anunciaram as diretoras da UNDB e filhas do homenageado, Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad. FOTOS - DANIELLE VIEIRA: A Dir. Executiva da UNDB, Graciane Cordeiro com Isabella Rodrigues Caracas, Nélson Fontinhas, Rebeca Murad Miralla e Raíssa Murad Sempre elegante, D. Maria Izabel Rodrigues entre as netas Raíssa, Isabela e Rebeca e as filhas Elizabeth e Ceres, tendo ao fundo a im

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José Lino Silveira     Danielle e Joelson Milhomem com os filhos As sócias e franqueadas da Maple Bear Adrianne Bacelar de Castro e Ingrid Gri