Pular para o conteúdo principal

Fiema recebe visita de cônsul geral adjunto do Japão



O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, recebeu a visita do cônsul geral adjunto do Japão, Rei Oiwa, na tarde desta quinta-feira (7), na Casa da Indústria Albano Franco. A visita do diplomata, que está em São Luís para a abertura da Semana do Japão no Maranhão, serviu para levantar informações sobre as potencialidades do estado.
Oiwa, que é economista por formação, disse aos diretores da Fiema presentes ao encontro que a intenção é reunir dados para apresentar o estado aos empresários japoneses que estão dispostos a investir na América Latina.
“Informações sobre potencial da região não chegam com facilidade ao Japão. Hoje temos 450 empresas japonesas presentes no Brasil, mas ainda há empresários japoneses buscando negócios no exterior”, disse o diplomata japonês.
Durante a conversa, o presidente da Fiema falou sobre o potencial de crescimento dos segmentos de infra-estrutura, logística, geração de energia elétrica, agroindústria e mineração. “Temos força de trabalho, insumos a disposição, terras baratas e muito potencial em diversos segmentos industriais. Agora, estamos carentes de novos investidores e tecnologia, onde o Japão poderia contribuir muito”, comentou Baldez.

Itaqui
Outro assunto que entrou em pauta na reunião foi a perspectiva de estreitamento do intercâmbio comercial entre o Japão e o Maranhão quando as obras de alargamento do Canal do Panamá, que permitirá navios do tipo Capsize (que deslocam até 140 mil toneladas de carga paga) transitem entre o Porto do Itaqui e os portos asiático em um tempo bem menor do que o gasto hoje.
“Quando esta obra terminar, em 2020, estaremos mais perto da Ásia e do Japão que outros portos brasileiros, como Santos (SP) e Paranaguá (PR)”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Pesada e vice-presidente da Fiema, Zeca Belo.   
Ao final da reunião, o cônsul geral adjunto do Japão afirmou que a principal tendência é atrair empresas japonesas para parcerias com indústrias locais. “Coletei muitas informações valiosas e as levaremos para nossos empresários”,  afirmou.
Além do diplomata japonês, do presidente da Fiema e do presidente do Sincopem, estiveram na reunião os diretores da entidade empresarial, José Orlando Leite, José Fernandes, Benedito Mendes e Pedro Robson de Holanda, além do superintendente da Fiema, Albertino Leal, e o superintendente interino do Sesi e superintendente corporativo do Sistema Fiema, José Azzolini. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...