Pular para o conteúdo principal

Bumba-Meu-Boi será destaque na Semana Folclórica de Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro

O carnavalesco e Diretor Artístico da Cidade do Samba do Rio de Janeiro, Milton Cunha esteve em São Luís na última semana, a serviço da Prefeitura da cidade de Campos do Goytacazes(RJ), realizando uma pesquisa sobre a rica cultura do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, para ser destaque na Semana Folclórica daquela cidade, em agosto próximo, quando é louvado o Boi Pintadinho.

Ele também foi a Parantins, no Pará, ver um pouco do trabalho da festa do Boi Bumbá, que conta uma narrativa de lenda, mas a preferência é, segundo ele, para o folclore maranhense e sua rica cultura.

 

Para esse trabalho, Milton Cunha contou o apoio da cantora Alcione, do estilista Chico Coimbra e do carnavalesco Enoque Silva, que deram toda a assessoria necessária ao estudo.

 

Acompanhado também do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  professor Wainer Teixeira de Castro, Milton Cunha visitou as rendeiras da Raposa, a cidade de São José de Ribamar e sua ruça culinária a base da carne de caranguejo, além do arraia da Lagoa da Jansen e ficaram encantados com as estórias, , narrativas e sotaques do bumba-meu-boi. “Estou cansado de tanta informação, mas volto mais rico do que já conhecia”, brinca o consultor carioca, salientando que só consegue processar 30 por cento de tudo o que viu, mas que não pretende esgotar nenhum assunto.

 

Ele enalteceu o som das matracas, que tem  um som hipinótico,  singelo, lírico e popular. “É lindo ver o envolvimento das comunidades que é um orgulho para todos os brasileiros e é preciso também,  ver esses matraqueiros e coureiras nas feiras internacionais”, aconselha.

 

Cunha confessa que esteve aqui há 10 anos com uma equipe da TV Alemã, gravando um documentário, mas não teve a oportunidade de olhar como expectador como veio agora. “É muito história, muito casario, muito convento, uma cidade espetacular”.

 

Uma outra dica dada pelo consultor Milton Cunha, é de que a divulgação da lenda do bumba-meu-boi não pode fugir da indústria cultural para ganhar o mundo e o Maranhão deve continuar a tradição da velha guarda mantendo a tradição.

 


” O Brasil tem noção de que no maranhão tem uma grande manifestação,  tem essa cultura e aconselha a todos que venham aqui conhecer, e para chegar isso ao grande público na boca do brasileiro e a partir daí ao mundo é preciso investimento do governo e da prefeitura, bem como o envolvimento de mais formadores de opinião.

Este blogue aproveitou a estada de Milton Cunha em São Luís para um bate-papo, no café do Grand São Luís Hotel, onde hospedou-se, antes do retorno dele ao Rio.

 Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos,  professor Wainer Teixeira de Castro, Milton Cunha e o maranhense Enoque Silva 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...