Pular para o conteúdo principal

Seminário discute os rumos da Agricultura Familiar em São Domingos do Maranhão


“A Agricultura Familiar tem pressa e temos que avançar nas políticas voltadas para o desenvolvimento de novas unidades familiares no meio rural”. Com estas palavras o secretário de Agricultura de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, marcou a participação do Governo do Estado no Seminário Municipal que discutiu os “Novos Rumos para a Agricultura Familiar”, no município de São Domingos, na última segunda-feira (20), organizado pela Prefeitura da cidade, através da SENAG, com o apoio do ITERMA, da SAF e do Governo do Maranhão.
O Secretário Adelmo Soares levou a mensagem do governador Flávio Dino a São Domingos, pregando a união de todos, prefeitura e trabalhadores rurais para realizar todas as metas dentro da agricultura familiar, destacando que ele é um homem incansável, dorme cedo, acorda cedo, não mora em Palácio e todo seu trabalho é no sentido de resolver os problemas dos pequenos e necessitados do estado.
Agradeceu o convite feito a SAF para participar do seminário e destacou a parceria com a EMBRAPA, que desde o primeiro momento está presente em todos os projetos, oferecendo tecnologia, do ITERMA e da AGERP. “Dentro dessa cooperação é possível fazer muito, pois temos a garantia, da assistência técnica, da tecnologia e da regularização do crédito fundiário, mas principalmente, da vontade do agricultor”.

Adelmo Soares anunciou que no próximo dia 2 de maio assinará um convênio de R$ 6 milhões para o georreferenciamento, para dar terras aos agricultores e terem melhor acesso financeiro. “Estamos juntos dentro da SAF, temos setor de comercialização e há necessidade de certificação dos produtos da agricultura familiar, porque através do produto certificado facilita a comercialização”, lembrou o secretário, afirmando que Paço do Lumiar, que estava presente, através da secretária de Agricultura, Rosani Aranha, tem a sua certificação.

 

O secretário também  destacou o papel realizador do prefeito Kleber, que muito tem feito pelo município de São Domingos. Disse que ele é bem vindo ao governo Flávio Dino e lançou o desafio de juntos, agricultores, prefeitura e estado, fazerem a grande “Festa do Abacaxi”, na cidade.

 

O evento contou com a presença maciça dos trabalhadores rurais, vereadores do município e secretários de cidades vizinhas, e dos representantes dos movimentos sociais, interessados em discutir os seus problemas, principalmente no que diz respeito a regularização fundiária, que ao longo dos governos passados foi o grande gargalo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Eles ouviram do presidente do ITERMA, Mauro Jorge, a garantia de que a regularização fundiária será feita sem diferenciação política, porque o Governo Flávio Dino tem a metodologia de fazer para todos.
 “Temos atualmente, 285 assentamentos no Maranhão e 40 mil famílias de trabalhadores instalados sem ser dadas as condições para que possam desenvolver sua agricultura”, destacou, afirmando que nenhum estado desse pais irá melhorar o IDH sem passar pela agricultura familiar. Disse que tem a AGERP, o ITERMA e SAF que a cada dia se fortalece procurando através dos convênios  fortalecer a vida do trabalhador rural, porque  sem crédito não se desenvolve ação nenhuma principalmente na agricultura familiar.
Outro ponto destacado pelo presidente Mauro Jorge foi o fim do atravessador, que segundo ele, existiam em quase todos os municípios do estado. “Eles se apresentavam como facilitadores para intermediar junto ao ITERMA a regularização da terra, mas isso acabou , porque esse é um papel nosso, do estado e é feito de forma gratuíta”, alertou  o presidente, dizendo que quando um desses atravessadores baterem na porta de um agricultor, não atenda, porque ele está querendo enrolar, tomar o dinheiro, porque esse tempo acabou. “Não existe isso no governo Flávio Dino”.
O prefeito Kleber Veras, “Tratozão”, disse que a realização do seminário foi importante, porque foi uma oportunidade de criar uma agenda positiva, debater os problemas e buscar as soluções no que tanje a Agricultura Familiar. “São Domingos tem aptidão para a produção de frutas, além de ser referência no Maranhão na produção de abacaxi e nosso sonho é transformar nossa região num polo de fruticulturas”, afirmou.
Para o prefeito, a presença do Governo do Estado, através do secretário da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, foi outro aspecto positivo do encontro, porque sempre sonhou com o governo apoiando a agricultura familiar, para reorganizar o desenvolvimento do setor. “Temos a vontade do nosso agricultor de diversificar a nossa produção de frutas e de melhorar a qualidade do nosso abacaxi e entendo que esse momento chegou com o governo Flávio Dino”, revelou.
Tratozão também pediu o fim dos atravessadores na comercialização da produção agrícola, afirmando que a sua grande meta é fazer com que o produto fique no município, seja comercializado direto pelos agricultores, com o dono de área legalizada e que seja firmada uma grande parceria para a criação de um polo de fruticultura em São Domingos.

O secretário Adelmo Soares sendo recebido pelo prefeito Kleber "Tratozão", ladeado por vereadores do município, o presidente Mauro Jorge e o secretário adjunto da SAF, Francisco Sales

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares leva a palavra do governo Flávio Dino aos agricultores de São Domingos


                Roça de abacaxi visitada pelo secretário Adelmo Soares e a comitiva da SAF


                    O produtor Oto, um dos maiores produtores de abacaxi da região de São Domingos
O secretário Adelmo Soares na foto com o prefeito Tratozão, o representante da Embrapa, Valdomício, o secretário adjunto da SAF, Chico Sales, o secretário de agricultura de São Domingos e o vereador Horácio visitam uma roça de plantação de abacaxi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa                      Nayara Weba Branco e Raphael Branco             Marina Salomão e Saulo Berredo                          Thayane e João Paulo Maluf                             Daniele e Frederico Duailibe                       Tereza Travassos e Augusto Carvalho                          P

NOVA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNDB

  Um dos mais renomados profissionais da odontologia maranhense e primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia do MA, o já falecido Pro. Luiz Pinho Rodrigues recebeu de sua família a homenagem mais que merecida: Empresta seu nome à nova clínica de odontologia da UNDB, cuja sede é no Renascença II, anexa ao prédio da universidade que inaugura sua primeira turma de odonto ainda neste mês de setembro. Agora, com a Clínica de Odontologia "Prof. Luiz Pinho Rodrigues", futuros acadêmicos e docentes da UNDDB, poderão realizar importantes trabalhos de extensão, conforme anunciaram as diretoras da UNDB e filhas do homenageado, Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad. FOTOS - DANIELLE VIEIRA: A Dir. Executiva da UNDB, Graciane Cordeiro com Isabella Rodrigues Caracas, Nélson Fontinhas, Rebeca Murad Miralla e Raíssa Murad Sempre elegante, D. Maria Izabel Rodrigues entre as netas Raíssa, Isabela e Rebeca e as filhas Elizabeth e Ceres, tendo ao fundo a im

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José Lino Silveira     Danielle e Joelson Milhomem com os filhos As sócias e franqueadas da Maple Bear Adrianne Bacelar de Castro e Ingrid Gri