Pular para o conteúdo principal

Sônia Almeida lança livro na AML

A escritora Sônia Almeida, professora do Departamento de Letras, lançará no dia 22 de junho, às 19h, na Academia Maranhense de Letras - AML, os livros “A língua e a árvore: uma herança com chão e tempo” e “Palavras herdadas: sobre o Português como língua de herança”. Nesse último, ela divide a autoria com Andréa Menescal. Ambos são editados pela Editora da UFMA – EDUFMA.

Titular da cadeira nº 20 na AML, Sônia Almeida ressaltou aspectos relevantes das obras para o entendimento da língua portuguesa. “Agregar a informação do português brasileiro como língua de herança, trazendo para o aluno, em especial para os estudantes do curso de Letras, a relação entre língua e sociedade. E fazer, também, uma reflexão linguística acessível sobre o que é a relação do homem com essa língua, possibilitando a difusão do português brasileiro”.

A obra “Palavras herdadas: sobre o Português como língua de herança” começou a tomar forma a partir de uma pesquisa realizada pela autora sobre o ensino de português fora do Brasil, no período em que estava fazendo seu pós-doutorado na Ruhr Universitat Bochum (Alemanha). A autora foi percebendo a oportunidade de trabalhar os conceitos linguísticos da língua portuguesa em uma experiência que ela descreve como “uma existência brasileira em novo processo de identificação”. 

Apesar de a temática ser a mesma nos dois livros ― o português como língua de herança ―, a abordagem se difere em ambos no trato da linguagem. “Palavras Herdadas” é mais científico, com o objetivo de identificar como a língua brasileira é tratada por seus usuários, indicado para ser trabalhado dentro da academia. Enquanto “A língua e a árvore: uma herança com chão e tempo”, apresenta em sua estrutura, segundo a autora, “ritmos, sons, expectativas, ansiedades e silêncios de uma brasilidade que precisa ser tocada”.

Os livros também serão lançados em Brasília, no mês de agosto, no 1° Congresso Mundial de Línguas de Herança, e, em setembro, no Consulado Geral do Brasil na Alemanha.

Sônia Almeida possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Ruhr Universitat Bochum (Alemanha). É professora permanente do Mestrado em Letras da UFMA. Foi pró-reitora de Ensino da mesma universidade, de 2011 a 2013, é poetisa e membro da Academia Maranhense de Letras e do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. Tem publicações poético-literárias e científicas.
Andréa Menescal é formada em Relações Internacionais, com especialização em Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É criadora e coordenadora da Mala de Herança, um projeto de ensino e fortalecimento do Português como Língua de Herança e cocriadora do Centro de Informação e Apoio sobre Educação Bilíngue ― Português como Língua de Herança (CIAEB-POLH) e do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rômulo Estrela fala da sua estreia na novela Além do Tempo

A nova  novela das 18h, da TV Globo, Além do Tempo estreou na nesta segunda-feira e para promover o primeiro capítulo, a TV Mirante preparou uma ação inusitada, com participação do ator maranhense Rômulo Estrela, que integra o elenco do folhetim, na praça de alimentação do Shopping da Ilha.

No local, aconteceu um flash mob, com encenação de três atores caracterizados com figurino de época. Os atores, previamente ensaiados, encenaram uma cena que trará temas presentes em Além do Tempo, como traição e romance. Ao lado da mãe, Helena Estrela e do pai Sebastião, da irmã Milena e dos amigos, o ator posou para as câmeras e falou da sua expectativa com esse primeiro trabalho em novela.  Ele disse que está muito animado com o desafio e que a novela aborda um tema que o interessa. Na trama ele será Roberto, umbon-vivant galã irmão de vilã Melissa (Paolla Oliveira). O ator também declarou que percebe que a novela está sendo feita com muito cuidado e que é um privilégio ser escolhido para o papel.  R…

V Famtour da Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica

A Abramecom -  Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica  realizou o seu V Famtour de 24 a 26 de setembro de 2017  na paradisíaca Praia do Rosa em Imbituba - SC , Capital nacional da Baleia Franca, uma das mais belas praias do Brasil e única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, reconhecida pela Unesco .
Natureza, cenários de tirar o folego, Mata Atlântica preservada, animais silvestres, modernas e aconchegantes estruturas, charmosas pousadas e sofisticados restaurantes, uma combinação perfeita. Ideal para todos os gostos, seja para esportes como surf, aventuras radicais, para uma viagem romântica, em família ou para reflexão e descanso.
E foi nesse cenário, que o presidente da Abramecom, Arlan Alves e a vice-presidente Neide Bini, receberam os colunistas, jornalistas e convidados. Para que o encontro fosse possível, além do patrocínio oficial da Inkor Tintas e Argamassas, várias parcerias foram realizadas, entre as qua…

Noite de premiação no Espaço Gaia – Troféu Inside By Fofa

No último dia 26 de maio, foi realizado o evento de premiação os Melhores do Ano de 2017 – Troféu Inside By Fofa. A festa, na sua 12º edição, foi organizada pela colunista Ilze Rangel Fofa, e contou com a presença de convidados do Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, empresários, jornalistas e artistas maranhenses. Também esteve presente o presidente da Federação Brasileira dos Colunistas Sociais(FEBRACOS), Ovadia Saadia, de São Paulo e as cantoras maranhenses Cecília Leite e Suramade Castro, do Rio. Durante a premiação, foi enaltecido pelos homenageados, a importância de reconhecer cada profissional que, em suas respectivas áreas, trabalham com o objetivo de promover e contribuir com o desenvolvimento do Estado do Maranhão, dando o melhor que podem. A animação da festa foi comandada pelos Djs Gáudio Trajano, Speto e Vanessa Serra e show com Fernando e Franco, Rafael Rassut, Japa do Arrocha e Erickson Andrade. Teve ainda a apresentação do Coral do projeto Joãozinho Trinta, que executou …