Pular para o conteúdo principal

Vida e obra do negro Luiz Gama no teatro


A vida e a obra de Luís Gonzaga Pinto da Gama, nascido em Salvador, em 21 de junho de 1830, e falecido em 24 de agosto de 1882,  filho de mãe negra e pai branco, considerado o Patrono da Escravidão do Brasil, vai virar peça de teatro e será  mostrada nos palcos  de todo o país, por iniciativa do ator maranhense com forte atuação em novelas da TV Globo, Deo Garcêz, que esteve na semana passada, participando de evento social em São Luís.
Ele conta que Luiz Gama,  segundo os registros históricos, foi  feito escravo aos 10, e permaneceu analfabeto até os 17 anos de idade. Conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, sendo já aos 29 anos autor consagrado e considerado "o maior abolicionista do Brasil".
Luiz Gonzaga Pinto da Gama
Foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata do século XIX, o único autodidata e o único a ter passado pela experiência do cativeiro; pautou sua vida na defesa da liberdade e da república, ativo opositor da monarquia, veio a morrer seis anos antes de ver seus sonhos concretizados.

133 anos após sua morte, em 3 de novembro de 2015 a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, concedeu-lhe o título de "advogado", uma vez que não era formado e atuava como "provisionado" ou rábula.
A cerimônia de homenagem, intitulada Luiz Gama: Ideias e Legado do Líder Abolicionista", contou com dois dias de eventos na Universidade Presbiteriana Mackenzie, através de debates e palestras.
Busto de Gama, inaugurado em 1931, no Largo do Arouche, São Paulo
A homenagem é inédita na história da OAB; segundo o presidente nacional  da época, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. “Trata-se de uma justíssima homenagem a quem tanto lutou por liberdade, igualdade e respeito”, reconheceu o ex-presidente na ocasião.
O desejo do ator Deo Garcez, que fará o personagem principal, o Luiz Gama, o seu desejo é que a estreia da peça aconteça em São Luís, no Teatro Arthur Azevedo.
Ator Deo Garcez que está trabalhando na montagem e produção da peça sobre a vida e obra do negro Luiz Gama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...