Pular para o conteúdo principal

Projeto Natal Iluminado coloca Caxias na rota do turismo cultural do país


A cidade maranhense de Caxias, também conhecida como “Princesa do Sertão” e “Terra das Águas Cristalinas”, localizada na região Meio Norte do Brasil,  a convite do prefeito Fábio Gentil, através do Secretário Municipal de Turismo, Fernando Santos, recebeu um grupo de jornalistas de diversos segmentos (rádio, revistas,  blogs e TV), para conhecer in loco a experiência vitoriosa do projeto Natal Iluminado, que permanecerá encantando moradores e turistas até o dia primeiro de janeiro de 2019.

Além de viver a magia do Natal que acontece na cidade, a comitiva, conheceu diversos pontos turísticos da cidade, guiada pela professora Mercilene Barbosa Torres, especialista em História do Brasil e diretora do Memorial da Balaiada e profunda conhecedora e estudiosa da riqueza cultural do município, que segundo o senso de 2017, tem uma população estimada em 162 mil habitantes. Caxias é a terceira cidade mais populosa do Maranhão e um dos maiores centros econômicos do estado, graças a seu grande desempenho industrial, e um importante centro político, cultural.

Na visita, os jornalistas conheceram o imponente monumento Mirante da Balaiada, casarões históricos, como a lendária casa do seu Dá, que segundo a lenda, foi um dos homens mais ricos da região e todo o patrimônio teria sido construído através de um pacto feito  com o coisa ruim. O dono do casarão faleceu em 2005 aos 97 anos e até hoje muitos moradores evitam passar por suas calçadas.

 “Foi um grande aprendizado”, comentaram os profissionais de imprensa ao final do passeio de dois dias, tendo em vista, que conhecer Caxias e sua história, é viajar um pouco no passado do Brasil colonial, na história da arte e da literatura, uma cidade cheia de lendas e de um grande legado para a humanidade.
Outro aspecto que chamou a atenção, foi a arquitetura de Caxias, que data do século XIX e início do Século XX no estilo português e, que por falta de preservação, boa parte desse patrimônio histórico vem se perdendo ao longo dos anos.

Até o século XVII, a região era habitada pelos índios Timbiras e Gamelas, mas a  partir de 1615, os portugueses escravizaram esses índios. Por conta dessa influência, vários nomes foram conferidos à regiãoː Guanaré (denominação indígena), São José das Aldeias Altas, Freguesia das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas, Vila de Caxias e, finalmente, em 1836, Caxias. Foi em terras caxienses que se deu a última batalha da Blaiada, o que fez com que o líder militar Luís Alves de Lima e Silva  recebesse, posteriormente, o título de Duque de Caxias”.
O secretário Fernando Santos apresenta a árvore dos desejos, no Mirante da Balaiada

O município é banhado pelo Rio Itapecuru que banha quase toda extensão do município, e pelo Rio Paarnaíba, a nordeste, além de possuir vários afluentes que cercam a cidade com diversos banhos naturais. Delimitada, a atual área do município equivale somente a 45,45% da área original de 11 691 quilômetros quadrados da área de antes das emancipações de Timon, Aldeias Altas, Coelho Neto, Codó e São José do Soter e fica próxima da capital do Piauí, Teresina, a apenas 66 quilômetros de distância, e a 360 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís.

Continuando a visita histórica, o grupo conheceu o Palácio do Comendador Alderico Silva, o seu Dá, o Palácio Episcopal Caxiense e o Memorial da Balaiada, onde percorreram suas trilhas suspensas e toda uma estrutura bem arquitetada para permitir a preservação da flora e das espécies animais, bem como uma bem equipada praça de alimentação, e de  recreação, onde se desenvolvem diversos projetos educativos, entre os quais, o Pintando o Sete. Tão envolvente que os  profissionais de imprensa não resistiram e sentaram-se na arena ao lado das crianças e com pincéis e tintas a postos liberaram suas criações.


Quem visita Caxias não pode esquecer que a cidade é também conhecida como a “Cidade dos “Poetas” e tem como filhos ilustres, Gonçalves Dias, Teófilo DiasVespasiano Ramos e outros artistas como César Marques, o escultor modernista Celso Antônio Menezes, o dramaturgo e criador do Teatro Profissional do Negro (TEPRONUbirajara Fidalgo, o idealizador da bandeira nacional Raimundo Teixeira Mendes, entre outros igualmente importantes.
Em uma cidade com elevado conceito cultural, também merece destaque, a Academia Caxiense de Letras (ACL), também conhecida como "A casa de Coelho Neto". Fundada em 15 de Agosto de 1997 e conta com 40 membros efetivos e um acervo de mais de 4 mil livros, dentre eles destaca-se uma coleção de 16 livros raros do escritor caxiense Coelho Neto.
A Academia realiza anualmente uma exposição de arte denominada Expoarte, evento que congrega todas as manifestações artístico-culturais da cidade, além de editar, publicar e lançar obras de seus membros.

O City tour cultural  de dois dias, foi encerrado com um passeio à  Área de Proteção Ambiental do Inhamum, considerada patrimônio municipal de Caxias, criado em 4 de julho pela Lei Nº 1.146/2001 e conheceram de perto todos os encantos e belezas naturais da fauna e flora da APA . A reserva localizada na MA- 027 na estrada que liga Caxias a São João do Sóter, é cheia de trilhas em meio à vegetação de cerrado e mata de galeria, com sete nascentes, diversos animais silvestres, além de frutas nativas e árvores centenárias.

Após o passeio pela Reserva do Inhamum, todos se confraternizaram com o prato típico da região, a famosa Galinha com pirão de parida, no lago do Parque Balneário Veneza que passou por uma revitalização transformando-se num ponto turístico indispensável para turistas e moradores da cidade.
Trilhas do Mirante da Balaiada
Professora Mercilene Barbosa Torres guiando o grupo de comunicadores
Feirinha cultural proporciona comercialização de produtos da Agricultura Familiar, artesanato, cultura e lazer para os moradores da cidade aos domingos
As igrejas também são monumentos que se destacam em Caxias e uma demonstração da  religiosidade do seu povo
Projeto Pintando o Sete, os comunicadores não resistiram e colocaram no papel suas criações
Arte café, no Mirante da Balaiada
William Santos entrevista o Secretário de Turismo de Caxias Fernando Santos
Fernando Santos com o secretário adjunto de Turismo e a esposa com os jornalistas Rosenira Alves, Guto Bogea e Reginaldo Cazumbá
Até a próxima, Caxias, Terra Morena de Gonçalves Dias

Comentários

  1. Roseira, parabéns pelo texto, consegue mostrar o que vimos, ouvimos e vivenciamos nos dois dias na Cidade Princesa do Sertão Maranhense. Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa                      Nayara Weba Branco e Raphael Branco             Marina Salomão e Saulo Berredo                          Thayane e João Paulo Maluf                             Daniele e Frederico Duailibe                       Tereza Travassos e Augusto Carvalho                          P

NOVA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNDB

  Um dos mais renomados profissionais da odontologia maranhense e primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia do MA, o já falecido Pro. Luiz Pinho Rodrigues recebeu de sua família a homenagem mais que merecida: Empresta seu nome à nova clínica de odontologia da UNDB, cuja sede é no Renascença II, anexa ao prédio da universidade que inaugura sua primeira turma de odonto ainda neste mês de setembro. Agora, com a Clínica de Odontologia "Prof. Luiz Pinho Rodrigues", futuros acadêmicos e docentes da UNDDB, poderão realizar importantes trabalhos de extensão, conforme anunciaram as diretoras da UNDB e filhas do homenageado, Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad. FOTOS - DANIELLE VIEIRA: A Dir. Executiva da UNDB, Graciane Cordeiro com Isabella Rodrigues Caracas, Nélson Fontinhas, Rebeca Murad Miralla e Raíssa Murad Sempre elegante, D. Maria Izabel Rodrigues entre as netas Raíssa, Isabela e Rebeca e as filhas Elizabeth e Ceres, tendo ao fundo a im

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José Lino Silveira     Danielle e Joelson Milhomem com os filhos As sócias e franqueadas da Maple Bear Adrianne Bacelar de Castro e Ingrid Gri