Pular para o conteúdo principal

Trade turístico do Pará se reúne para discutir os impactos do Covid -19 no setor


Convocados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV-Pará), representantes do trade turístico paraense se reuniram na noite desta quarta-feira (17), para falar dos impactos econômicos em um dos setores mais atingidos com a pandemia provocada pelo novo coronavirus. A reunião ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-Pará), em Belém, e também orientou os agentes de viagens sobre como proceder diante do alto cancelamento de passagens aéreas.

“A orientação é que voos cancelados sejam remarcados e em caso de desistência por parte do consumidor, o custo da passagem seja dado em forma de crédito para aquisição de passagens futuras”, orientou a presidente da ABAV-Pará, Rose Larrat, ao reforçar que nenhuma passagem precisa ser cancelada, mas sim, remarcada. “Até porque no nosso estado não existe nenhum caso confirmado do coronavírus”.

Ela também reforçou sobre a campanha da ABAV Nacional que está sendo repassada para orientar os agentes de viagens de todo o Brasil. Com o slogan “Adia!”, a campanha visa incentivar os consumidores a adiarem seus planos para se proteger do Covid-19.

Além dos agentes de viagens, compareceram à reunião representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará e Nacional), Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pará (ABIH) e Sindicatos dos Guias de Turismo do Estado do Pará (Singtur-Pa). A médica Débora Crespo, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), também foi convidada para orientar os agentes sobre as medidas de prevenção contra o coronavirus. Sem representantes na reunião, algumas companhias aéreas foram ouvidas por meio de pronunciamentos em vídeo.

Segundo o coordenador do Cetur, Joy Colares, as agências de viagens serão as mais afetadas num segmento que foi o primeiro a ser atingido por essa crise econômica mundial provocada pela disseminação do Covid-19 em vários países e, agora, no Brasil. “O deslocamento por meio de viagens é um dos maiores segmentos econômicos e, com o fechamento das fronteiras por parte do países, cancelamento de eventos e a prevenção das pessoas em se deslocarem, tudo isso afeta significativamente, primeiro o setor de transporte, depois o setor de hotelaria, e vai afetar o setor de restaurantes. As agências de viagens estão perdendo clientes”.

Para  o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hoteis (ABIH-PA), Carlos Freire, toda a cadeia do turismo está sendo impactada e, no caso do Pará, a hotelaria sofrerá mais ainda já que, historicamente, o período de baixíssima ocupação que é de dezembro até fevereiro seria compensado com março. “Agora ninguém sabe o que vai acontecer, mas a orientação que a ABIH está dando é tentar negociar e flexibilizar com os clientes e ver como as coisas vão acontecer. Negociação é a solução”, afirma.

Entre os agentes de viagens a reclamação era a mesma, cancelamentos de passagens e muitas perdas, o que preocupa o setor que prevê até fechamento de muitos empreendimentos caso não se chegue a uma solução. “Tá muito difícil a situação, desde que o mês iniciou não houve vendas, apenas cancelamentos. O cenário é preocupante e os agentes de viagens são os mais atingidos com a crise. Eu tenho 30 anos de turismo, minha empresa tem 23 anos e eu nunca vi uma crise como essa”, declarou a empresária Claudia Fernandes.

Por conta do cenário caótico, empresários e entidades do turismo devem tentar uma agenda com o governador Helder Barbalho para chegar a uma solução para a crise no setor turístico. A reunião deve ser intermediada pela Setur, representada na reunião por Alexandre Nakagawa.

Texto: Jessica Santana e Julie Rocha
Fotos: Fernando Nobre
@prazeremviajarpa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...