A Companhia Energética do Maranhão – Cemar,
reforçou o número de equipes para o
atendimento dos seus mais de 2,4 milhões de clientes em todo o Estado, para
que as festas de final de ano transcorram normalmente, mesmo em caso de
chuva.
Serão 273 equipes e 1.207
profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em
regime de plantão, distribuídos em pontos estratégicos para garantir eficiência
no atendimento em todo o Maranhão.
Nesse Natal, o plantão começou às 07h do dia 24 e
foi até às 08h do deste dia 25. Já no Ano Novo, o plantão será das 07h do
dia 31/12 às 17h do dia 01/01/2019.
Ações preventivas ocorrem durante todo o ano, e estão sendo
intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que
geralmente coincidem com as festas de final de ano, e aumentar a
confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção
prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição
para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores,
implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas ações ainda
colaboram para minimizar o risco de acidente.
Ligações Provisórias de Energia Elétrica
Para os promotores de eventos e para o
comércio informal que necessitarem de energia elétrica em seus pontos de venda,
a Cemar lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e
legalizada de garantir energia com qualidade.
A solicitação deste tipo de ligação pode ser feita com no mínimo 72
horas de antecedência em umas das agências de atendimento da Cemar, e o
cliente deve levar: Carteira de identidade (RG), CPF e endereço completo de
onde será realizada a ligação, informação da carga que será utilizada e
Autorização de Funcionamento expedido pela prefeitura local (em caso de
comércio informal).
É muito importante não deixar para última hora para não ser surpreendido
pela falta de energia decorrente de uma sobrecarga das instalações internas,
além de averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se
as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que
serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc.). A Cemar
conta com equipes para verificar em campo a regularidade dessas instalações
durante o período de festa.
Atendimento
Os pontos presenciais de atendimento
ao cliente funcionam nesta quarta-feira (26/12) no horário normal. Na
segunda-feira (31) ficarão abertos das 8h às 12h e retornam na quarta-feira
(02/01/2019) normalmente. Vale lembrar que o atendimento pela Central 116
e o chat www.cemar116.com.br funcionam
24h, com 100% da operação.
Já os postos ECOCEMAR não funcionaram
nos dias 24 e 25/12, e retornaram as atividades amanhã, 26. E na semana
seguinte não funcionarão na segunda (31/12) e nem na terça-feira (01/01/2019),
retornando o atendimento em horário normal na quarta-feira (02/01/2019), das 8h
às 17h.
As equipes estarão munidas com tecnologia de comunicação de última
geração, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de
Operações Integradas (COI) e, com isso, muito mais rapidez no atendimento.
Fique atento aos acidentes com quebra
de postes
A Cemar alerta que alguns casos de
falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com
quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia
elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a
atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o
desconforto da falta de energia elétrica. E caso, as pessoas presenciem algum
acidente com essas características, é importante entrar em contato
imediatamente com a Cemar, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo
de Bombeiros 193 para que as medidas de segurança e restabelecimento do
fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.
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