25 DE AGOSTO – DIA DO SOLDADO
Longe de minha tropa, em gozo de férias, motivado pela data, debrucei-me em pesquisar na Internet informações que retratassem a significativa data. A pesquisa me conduziu a vários artigos que, mesmo juntados e interconectando-se, estão longe de mostrar a grandeza deste grande brasileiro: Luís Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”.
Dessa forma, agradeço e enalteço a todos os pesquisadores que, em diversos sites, mencionados ao final, proporcionaram elementos enriquecedores para me permitir tentar sintetizar em um só texto as informações valiosíssimas aqui compiladas.
Ainda há muito a pesquisar, muito a aprender, muito a se emocionar, pois sua vida e seus exemplos ilustram, de forma cristalina, a magnitude do que foi e é ser um SOLDADO.
A emoção aflorada, além de me orgulhar, me impele a compartilhar com todos os meus amigos e companheiros, que também por meio dos seus exemplos de conduta, devoção à causa de bem servir à sociedade, diariamente medeiam conflitos sociais, tornando-se exemplos para as atuais e futuras gerações.
Soldado é uma graduação da hierarquia militar, derivando o termo do latim solidarius — alguém que é pago para servir.
A carreira de soldado das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das Forças Auxiliares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares) proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, hierarquia, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
É uma profissão, remunerada como qualquer outro trabalhador de classe, mas, indubitavelmente, uma das missões públicas mais nobres, porque, além de servir aos cidadãos, serve-se também aos Estados Federados e à Nação.
O soldado exerce uma variada gama de atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país, inclusive prestando auxílio à população em situações de calamidade.
Assim, existem pessoas que sobressaem marcando a sua época e os que estão à sua volta. Nesse sentido, falar de Duque de Caxias é falar do homem, do humanista, do militar, do político e do estadista que ajudou a construir esta nação em um momento importante de sua história, durante o reinado de Dom Pedro II.
Em homenagem a Duque de Caxias, o dia de seu nascimento, 25 de agosto, passou a ser a data oficial do Dia do Soldado, em face dos sessenta anos de serviços prestados por ele ao Exército Brasileiro. É um momento em que todas as Unidades Militares do Exército Nacional, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, recordam a sua vida e os seus exemplos.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade, e não mais é um dia público de festividade, com raras e honrosas exceções, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra, mas o dever de venerá-lo ainda se perpetuará por aqueles que abnegadamente seguem seus exemplos.
Artigo escrito em 25 de agosto de 2009 e que foi contemplado em minha obra PONDERAÇÕES DE UM OBSERVADOR PRIVILEGIADO, a ser brevemente lançada.
Comentários
Postar um comentário