Pular para o conteúdo principal

Posse de Sérgio Sombra na Junta Comercial do Estado do Maranhão



O empresário Sérgio Silva Sombra será empossado nesta quinta-feira, às 16h, na presidência DA Junta Comercial do Estado. A solenidade vai ocorrer no auditório do órgão com a presença de diversas autoridades do estado e convidados da imprensa e do setor empresarial.

A Primeira Junta Comercial de São Luís – 1851
Na impossibilidade de encontrar o livro em que teriam sido lavrados os termos de posse e de instalação da Junta de Comercio da Província de São Luís, a JUCEMA adotou o dia 31 de março de 1851, data do termo de abertura do primeiro livro de registro dos títulos de matrícula dos comerciantes e dos agentes auxiliares do comércio como data de sua fundação (Meireles, 2006).
Este livro serviu para o registro dos títulos de matricula dos Comerciantes e dos Auxiliares do Comércio.

Em 15 de setembro de 1854, a Lei n° 799 proporcionou a primeira mudança na estrutura do registro do comércio, estabelecendo que nas Províncias em que já funcionassem Tribunais da Relação, ao invés de uma Junta se instalasse um Tribunal de Comércio. O do Maranhão foi instalado em 24 de outubro de 1855, em substituição ao Tribunal da Relação existente, abrangendo as províncias do Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas, com dupla competência – contencioso e administrativo.

Em 09 de outubro de 1875, a Lei n° 2.262 extinguiu os Tribunais e Conservadorias existentes e criou sete Juntas Comerciais. Dessa forma, o Tribunal do Comércio foi sucedido pela Junta Comercial de São Luís que foi instalada em 09 de abril de 1877, com jurisdição apenas sobre o Maranhão e o Piauí. O Decreto n° 960, de 24 de setembro de 1890 passou as Juntas e Inspetorias Comerciais à esfera estadual, sob o aspecto administrativo e com funções essencialmente cartoriais, mantendo com a União o legislar sobre direito comercial e registros públicos.

A despeito do estabelecido na lei, a Junta Comercial de São Luís somente passou para o domínio estadual 23 anos depois, pela Lei Estadual n° 649, de 31 de março de 1913, com o nome de Junta Comercial do Maranhão. Em 1925, foi extinta pela Lei n° 1.244, e, por força do Decreto n° 503, de 26 de junho de 1941, foi criado o Departamento Estadual de Indústria e Comércio (DEIC), extinto pela Lei n° 2.829, de 10 de maio de 1958, restabelecendo a Junta Comercial, com o nome de Junta Comercial do Estado do Maranhão (Meireles, 2006).

Histórica por ser a primeira, foi instalada em 09 de abril de 1877, assim constituída: Presidente - Joaquim Lopes da Silva; Secretário – Laurindo José Alves de Oliveira, além do deputado de comércio Antônio Justino de Miranda e do suplente Francisco Guilhon de Oliveira. Faziam parte do corpo administrativo da Junta sete servidores.

Os impostos cobrados da indústria e também dos profissionais, bem como as taxas oriundas da prestação de serviços garantiam as despesas de funcionamento dessa Junta (Meireles, 2006).

Sergio Sompra presidente da Jucema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...