Pular para o conteúdo principal

Consultor da CNI diz que recessão no Brasil deve durar até 2018


O economista, Jorge Arbache, afirmou que os desafios para a indústria brasileira são grandes e que o cenário atual é preocupante e de recessão. Apesar do panorama, o consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), considerou o empresário brasileiro um herói e que sempre busca inovar. 

O economista que também é professor da Universidade de Brasília foi um dos palestrantes do Dia do Empresário da Indústria de São Luís, encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a CNI e Sebrae.

Na sua apresentação, Arbache fez uma contextualização do cenário econômico internacional e brasileiro. “O Brasil está numa situação preocupante. Temos visto que o país tem perdido mercado internacional, as exportações só diminuem, enquanto as importações só aumentam de forma significativa. Ainda há muito o que fazer para que o país se posicione competitivamente. Não há dúvidas, o Brasil já está em recessão. E tudo indica que ela perdure até 2018”.

Em relação aos fatores internos, Arbache apontou que a indústria brasileira tem perdido participação no Produto Interno Bruto (PIB) para o setor de prestação de serviço. Além destas constatações, Arbache promoveu uma discussão sobre as expectativas para a indústria. “São desafios de diversas ordens, externos e internos, uns com conotação politica e outros técnicos. Ser empresário no Brasil é um grande ato de heroísmo. 

Os empresários da indústria se dedicam a gerar emprego, riqueza, a empreender, e a esses temos que bater palmas porque realmente são eles que no final do dia fazem esse país se mover e desenvolver”, enfatizou o economista, que já trabalhou para o Banco Mundial em Washington.

Ainda sobre os desafios, o professor defendeu a necessidade de ter produtos com maior agregação de valor e diferenciados. “Para garantir o sucesso, precisamos agir no sentido de dirimir custos, mas também desenvolver produtos e serviços que tenham algum diferencial para garantir novas oportunidades de negócio, e assim, movimentar a escala de agregação de valor de mercado”.

Para o diretor do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Água Mineral, Refrigerantes e Aguardentes do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Fabrizio Dualibe que participou da ação, toda iniciativa que crie um ambiente empreendedor no Maranhão é válida. “Eu respeito e admiro a postura proativa da CNI e da FIEMA de sempre buscar inovações e melhorias, independente de crise. Momentos como esse, do Dia do Empresário, trazem uma motivação para a classe se unir em um grande network e poder trabalhar saídas conjuntas para a crise”, enfatizou o industrial.

Para o presidente em exercício do Sinduscon, Edmilson de Araújo Pires, o empresário precisa ser persistente. “Passamos por um momento de crise e de dificuldade, mas a economia não vai parar e nós temos que nos preparar para esse novo desafio. Essa iniciativa da FIEMA é fundamental para os empresários, o debate é constante. Não se sai de crise sem debate, sem inteligência, sem estudos profundos e esse momento é muito rico.”

Para o vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar, que representou o presidente Edilson Baldez das Neves, o encontro foi um momento de integração e discussão em prol do desenvolvimento do setor industrial maranhense.

”O Dia do Empresário da Indústria não é uma data, mas uma oportunidade de mobilizar empresários industriais para a discussão de temas relevantes para o fortalecimento da indústria da região”.



Ainda foi discutido o tema “Segurança Jurídica e Terceirização”, ministrada pelo advogado trabalhista empresarial, Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC-SP) e consultor da CNI para a área trabalhista, José Eduardo Pastore. “Hoje o que regulamenta a terceirização é o Tribunal Superior do Trabalho. Não há uma lei especifica para tratar o tema. 

Os 15 milhões de trabalhadores terceirizados serão beneficiados a meu ver com uma legislação, além de melhorar a questão da segurança jurídica tanto para o trabalhador terceirizado, quanto para quem contrata a empresa”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...