Pular para o conteúdo principal

Consultor da CNI diz que recessão no Brasil deve durar até 2018


O economista, Jorge Arbache, afirmou que os desafios para a indústria brasileira são grandes e que o cenário atual é preocupante e de recessão. Apesar do panorama, o consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), considerou o empresário brasileiro um herói e que sempre busca inovar. 

O economista que também é professor da Universidade de Brasília foi um dos palestrantes do Dia do Empresário da Indústria de São Luís, encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a CNI e Sebrae.

Na sua apresentação, Arbache fez uma contextualização do cenário econômico internacional e brasileiro. “O Brasil está numa situação preocupante. Temos visto que o país tem perdido mercado internacional, as exportações só diminuem, enquanto as importações só aumentam de forma significativa. Ainda há muito o que fazer para que o país se posicione competitivamente. Não há dúvidas, o Brasil já está em recessão. E tudo indica que ela perdure até 2018”.

Em relação aos fatores internos, Arbache apontou que a indústria brasileira tem perdido participação no Produto Interno Bruto (PIB) para o setor de prestação de serviço. Além destas constatações, Arbache promoveu uma discussão sobre as expectativas para a indústria. “São desafios de diversas ordens, externos e internos, uns com conotação politica e outros técnicos. Ser empresário no Brasil é um grande ato de heroísmo. 

Os empresários da indústria se dedicam a gerar emprego, riqueza, a empreender, e a esses temos que bater palmas porque realmente são eles que no final do dia fazem esse país se mover e desenvolver”, enfatizou o economista, que já trabalhou para o Banco Mundial em Washington.

Ainda sobre os desafios, o professor defendeu a necessidade de ter produtos com maior agregação de valor e diferenciados. “Para garantir o sucesso, precisamos agir no sentido de dirimir custos, mas também desenvolver produtos e serviços que tenham algum diferencial para garantir novas oportunidades de negócio, e assim, movimentar a escala de agregação de valor de mercado”.

Para o diretor do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Água Mineral, Refrigerantes e Aguardentes do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Fabrizio Dualibe que participou da ação, toda iniciativa que crie um ambiente empreendedor no Maranhão é válida. “Eu respeito e admiro a postura proativa da CNI e da FIEMA de sempre buscar inovações e melhorias, independente de crise. Momentos como esse, do Dia do Empresário, trazem uma motivação para a classe se unir em um grande network e poder trabalhar saídas conjuntas para a crise”, enfatizou o industrial.

Para o presidente em exercício do Sinduscon, Edmilson de Araújo Pires, o empresário precisa ser persistente. “Passamos por um momento de crise e de dificuldade, mas a economia não vai parar e nós temos que nos preparar para esse novo desafio. Essa iniciativa da FIEMA é fundamental para os empresários, o debate é constante. Não se sai de crise sem debate, sem inteligência, sem estudos profundos e esse momento é muito rico.”

Para o vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar, que representou o presidente Edilson Baldez das Neves, o encontro foi um momento de integração e discussão em prol do desenvolvimento do setor industrial maranhense.

”O Dia do Empresário da Indústria não é uma data, mas uma oportunidade de mobilizar empresários industriais para a discussão de temas relevantes para o fortalecimento da indústria da região”.



Ainda foi discutido o tema “Segurança Jurídica e Terceirização”, ministrada pelo advogado trabalhista empresarial, Mestre em Direito das Relações Sociais (PUC-SP) e consultor da CNI para a área trabalhista, José Eduardo Pastore. “Hoje o que regulamenta a terceirização é o Tribunal Superior do Trabalho. Não há uma lei especifica para tratar o tema. 

Os 15 milhões de trabalhadores terceirizados serão beneficiados a meu ver com uma legislação, além de melhorar a questão da segurança jurídica tanto para o trabalhador terceirizado, quanto para quem contrata a empresa”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rômulo Estrela fala da sua estreia na novela Além do Tempo

A nova  novela das 18h, da TV Globo, Além do Tempo estreou na nesta segunda-feira e para promover o primeiro capítulo, a TV Mirante preparou uma ação inusitada, com participação do ator maranhense Rômulo Estrela, que integra o elenco do folhetim, na praça de alimentação do Shopping da Ilha.

No local, aconteceu um flash mob, com encenação de três atores caracterizados com figurino de época. Os atores, previamente ensaiados, encenaram uma cena que trará temas presentes em Além do Tempo, como traição e romance. Ao lado da mãe, Helena Estrela e do pai Sebastião, da irmã Milena e dos amigos, o ator posou para as câmeras e falou da sua expectativa com esse primeiro trabalho em novela.  Ele disse que está muito animado com o desafio e que a novela aborda um tema que o interessa. Na trama ele será Roberto, umbon-vivant galã irmão de vilã Melissa (Paolla Oliveira). O ator também declarou que percebe que a novela está sendo feita com muito cuidado e que é um privilégio ser escolhido para o papel.  R…

Noite de premiação no Espaço Gaia – Troféu Inside By Fofa

No último dia 26 de maio, foi realizado o evento de premiação os Melhores do Ano de 2017 – Troféu Inside By Fofa. A festa, na sua 12º edição, foi organizada pela colunista Ilze Rangel Fofa, e contou com a presença de convidados do Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, empresários, jornalistas e artistas maranhenses. Também esteve presente o presidente da Federação Brasileira dos Colunistas Sociais(FEBRACOS), Ovadia Saadia, de São Paulo e as cantoras maranhenses Cecília Leite e Suramade Castro, do Rio. Durante a premiação, foi enaltecido pelos homenageados, a importância de reconhecer cada profissional que, em suas respectivas áreas, trabalham com o objetivo de promover e contribuir com o desenvolvimento do Estado do Maranhão, dando o melhor que podem. A animação da festa foi comandada pelos Djs Gáudio Trajano, Speto e Vanessa Serra e show com Fernando e Franco, Rafael Rassut, Japa do Arrocha e Erickson Andrade. Teve ainda a apresentação do Coral do projeto Joãozinho Trinta, que executou …

O sim dos médicos Álvaro Bruno Botentuit e Raysa Costa

Foi das mais lindas a festa de casamento do casal de médicos Álvaro Bruno Botentuit Castro e Raysa Costa, no último dia 7, na Catedral Metropolitana de São Luís, Igreja da Sé. A noiva, foi conduzida ao altar pelo pai, também médico, João Batista Bezerra Assunção, vestindo um belo modelo cravejado de cristais Swarovski, assinado  pelo famoso estilista paulista Kazuo Miyamoto. A mãe do noivo,Maria da Graça Botentuit Serra de Castro,  conduziu o filho, que vestiu um moderno terno de Ricardo Almeida. A festa, no Villa Reale Buffet, esteve a altura do amor do jovem casal, com uma decoração espetacular assinada pelo piauiense, Luis Figueredo. Entre os padrinhos, o médico e ex-deputado Geovane Castro e a esposa Ana Castro e o deputado federal Sarney Filho com a esposa Camila. Tudo lindo, perfeito! A noiva Raysa Costa em sua noite de sonho, uma princesa Álvaro Bruno e Raysa Costa juram amor e fidelidade diante do celebrante, padre César A entrada triunfante da noiva Os convidados são recepci…