Pular para o conteúdo principal

O melancólico debate


(*) João Melo e Sousa Bentivi (**)

E houve o último debate? Não, não houve debate e o culpado dessa patacoada é, exatamente, quem não deveria sê-lo: o governador Dino. Os motivos são fáceis de serem entendidos.

Dominando 99% das prefeituras, contando com a obediência absoluta das bancadas estadual e federal, o governador, na mais pueril análise, “nomearia” o prefeito de São Luís e ele achou que poderia fazê-lo: caiu do cavalo é arrebentou o velho cóccix.

Tentou criar e criou o CONSÓRCIO SERPENTÁRIO DOS LEÕES para fustigar um segundo turno, mas tudo caminha para não haver e. se houver, o governador estará absolutamente desgastado e eticamente destruído, pois colocou a estrutura  do governo indevidamente na campanha, repetindo, com deméritos, as praticas vitorinistas e sarneisistas, que gostaríamos de não relembrar e, se há alguma coisa nova, na política do Maranhão, é a idade do governador, pois os seus métodos são típicos do mais tenebroso passado.

Mas a ópera bufa do tal debate teve duas ausências. Uma das ausências decorreu pela ação do covid, em um personagem, talvez aprendiz de Mandetta:  aquele cretino, defensor do “fique em casa”, que saiu do ministério, sem máscaras, sem luvas, sem álcool gel e abraçando a todos, sem nenhum distanciamento. No caso em questão, foi preciso os exames do personagem caírem nas redes sociais, para desmascarar o embuste.

A outra ausência foi a do deputado Braide. Inteligente e necessária ausência. Explico.

O deputado Braide fez muito mal em ter ido a outros debates, pois as pessoas que estavam debatendo com ele, salvo alguns momentos, como a participação inteligente do deputado Yglesio, não eram elas, porque estavam representando um personagem imerso no disfarce das sombras do anonimato, fingindo-se um estadista, cujo epíteto pode ser representado por duas letras, FD.

Sem querer desmerecer a nenhum dos candidatos, todos jovens de grande potencial político, entendo que todos eles fizeram uma grande bobagem em aceitar serem protagonista dessa arrumação dinista, definida como CONSÓRCIO SERPENTÁRIO DOS LEÕES. O desgaste para suas carreiras políticas está absolutamente evidenciado e torço para não haver consequências desastrosas.

Enfim, não houve o último debate e os jovens candidatos poderiam ser mais efetivos, em suas campanhas, se também não tivessem comparecido. Compareceram, uma pena, mas fica a lição: da próxima vez, desconsiderem o governador Dino, procurem um outro conselheiro, inclusive poderiam ter procurado conselho no político mais experiente que esse estado já produziu: José Sarney.

Nada demais, se o governador, estando em dilemas, já foi ao altar sarneisista para pedir preces e orientações, por que vocês não poderiam fazê-lo? Andar os mesmos caminhos do chefe. Quem segue o exemplo do chefe não pode ser chamado de insubordinado e o nosso governador adora os obedientes, independente de ideologias.

Agradeçam a mim, esse humilde escriba, pelo sincero conselho. 

Tenho dito.

(*) Médico otorrinolaringologista, legista, jornalista, advogado, professor universitário, músico, poeta, escritor e doutor em Administração, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

    (**) Pode ser reproduzido, sem a anuência do autor, em qualquer      plataforma de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa             ...

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José L...

Bodas de Erva do casal Edla Pinheiro e Edmilson

Vinte e nove anos de casados – Bodas de Erva. Para muitos, pode parecer estranho num universo simbolístico onde se comemora  bodas de prata, de ouro,  de cristal, de rubi e até de papel, mas esta tem também seu significado. Alguns podem dizer, nossa, para aguentar 29 anos só com muita erva! Mas para os casais que vivem em eterna harmonia, essas bodas seria o tempero, o sabor, o toque especial, o aroma que exala de um casamento.É ser um, no meio da multidão. É saber usar , com muito cuidado as quatro operações, procurando sempre um resultado positivo. É seguir pela vida , somando e multiplicando amigos, na busca diária de acertar o sabor. E, foi por ter um casamento com essa sintonia,com esse amor, que a odontóloga Edla Pinheiro e Edmilson, celebraram no último domingo, ao lado de alguns amigos do seu convívio diário, dos familiares e dos filhos Riam e Edmilla, seus 29 anos de feliz casamento. Teve entrada triunfal dos noivos, buquê, bolo e brinde de champagne. ...