O Secretário Adjunto de Estado de Agricultura Familiar, Francisco Sales, participou na última sexta-feira (24), da audiência pública para discutir o “Plano de Saneamento Básico Participativo de Barreirinhas” e da “ 3º Conferência Municipal da cidade”, realizada pela Prefeitura e Governo Federal, através do Ministério das Cidades e apoio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA).
Na ocasião, foram discutidas as políticas públicas para os trabalhadores rurais defendidas pelo Governo Flávio e o papel do Estado no desenvolvimento da agricultura familiar, como geradora de renda e melhorias na qualidade de vida no campo.
Trabalhadores dos 60 assentamentos implantados nos mais de 200 povoados de Barreirinhas, lotaram o salão da Casa Paroquial para pedir regularização de terras, assistência técnica, acesso ao crédito, posto de saúde, escola e infra-estrutura, como estradas e energia elétrica nas áreas que fazem parte do Parque dos Lençois. “Nós do Parque estamos todos ameaçados pelos órgãos que tratam do meio ambiente, como o IMCBIO, que não quer a gente lá alegando ser área de preservação e ameaçam derrubar nossas casas. Lá não temos energia elétrica e vivemos na escuridão, a luz de lamparina, temos que salgar o nosso peixe, numa situação extremamente difícil. Está na hora do governo nos ajudar”, pediu a moradora Maria do Celso, que vive na área há mais de 30 anos.
Francisco Sales disse que a SAF foi uma grande conquista para os pequenos trabalhadores rurais e está sendo estruturada para atingir o seu grande objetivo, que é fazer a agricultura familiar do Maranhão prosperar. “O Governo vai abrir concurso para a assistência técnica e o secretário Adelmo Soares e o governador Flávio Dino estão trabalhando muito para que a mudança aconteça prá valer”, esclareceu. Ele reconheceu o papel do ITERMA que está dando uma grande contribuição para que essses esforços sejam refletidos em melhores dias para o pequeno agricultor.
O presidente do ITERMA convidou todos os assentados para uma reunião onde serão discutidas todas as questões relacionadas aos assentamentos, para conhecer cada caso e a partir daí, formular logo as cartas para que todos possam entrar em um novo momento, estruturado no novo, no Governo da Mudança. “ Nós queremos avançar e vamos conhecendo os problemas e as necessidades para agirmos, porque essa é a determinação do governador que tem pressa e nós também, disse.
Além das lideranças sindicais, participaram da audiência pública, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barreirinhas, Chico Farias; o vereador Charlie Brown; o Secretário de Agricultura de Barreirinhas, Pedro Ataide; o Dirtor do Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Adriano; o advogado do Sindicato dos Trabalhadores de Barreirinhas e ex-deputado federal, Domingos Dutra; o Superintendente do Governo na Região dos Lençois, Amilcar Rocha; o representante do Centro de Direitos Humanos de Barreirinhas, José Aldir; o Procurador do Município, Dr. Nivaldo, o Diretor de Assentamentos do ITERMA, Levi; a diretora da FETAEMA, Lúcia; o Secretário-Adjunto da SAF, Francisco Sales e o presidente do ITERMA, Mauro Jorge.
Secretário-Adjunto da SAF, Francisco Sales
Os trabalhadores compareceram em grande quantidade ao evento
Comentários
Postar um comentário