“A Agricultura Familiar tem pressa e temos que avançar nas políticas voltadas para o desenvolvimento de novas unidades familiares no meio rural”. Com estas palavras o secretário de Agricultura de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, marcou a participação do Governo do Estado no Seminário Municipal que discutiu os “Novos Rumos para a Agricultura Familiar”, no município de São Domingos, na última segunda-feira (20), organizado pela Prefeitura da cidade, através da SENAG, com o apoio do ITERMA, da SAF e do Governo do Maranhão.
O Secretário Adelmo Soares levou a mensagem do governador Flávio Dino a São Domingos, pregando a união de todos, prefeitura e trabalhadores rurais para realizar todas as metas dentro da agricultura familiar, destacando que ele é um homem incansável, dorme cedo, acorda cedo, não mora em Palácio e todo seu trabalho é no sentido de resolver os problemas dos pequenos e necessitados do estado.
Agradeceu o convite feito a SAF para participar do seminário e destacou a parceria com a EMBRAPA, que desde o primeiro momento está presente em todos os projetos, oferecendo tecnologia, do ITERMA e da AGERP. “Dentro dessa cooperação é possível fazer muito, pois temos a garantia, da assistência técnica, da tecnologia e da regularização do crédito fundiário, mas principalmente, da vontade do agricultor”.
Adelmo Soares anunciou que no próximo dia 2 de maio assinará um convênio de R$ 6 milhões para o georreferenciamento, para dar terras aos agricultores e terem melhor acesso financeiro. “Estamos juntos dentro da SAF, temos setor de comercialização e há necessidade de certificação dos produtos da agricultura familiar, porque através do produto certificado facilita a comercialização”, lembrou o secretário, afirmando que Paço do Lumiar, que estava presente, através da secretária de Agricultura, Rosani Aranha, tem a sua certificação.
O secretário também destacou o papel realizador do prefeito Kleber, que muito tem feito pelo município de São Domingos. Disse que ele é bem vindo ao governo Flávio Dino e lançou o desafio de juntos, agricultores, prefeitura e estado, fazerem a grande “Festa do Abacaxi”, na cidade.
O evento contou com a presença maciça dos trabalhadores rurais, vereadores do município e secretários de cidades vizinhas, e dos representantes dos movimentos sociais, interessados em discutir os seus problemas, principalmente no que diz respeito a regularização fundiária, que ao longo dos governos passados foi o grande gargalo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Eles ouviram do presidente do ITERMA, Mauro Jorge, a garantia de que a regularização fundiária será feita sem diferenciação política, porque o Governo Flávio Dino tem a metodologia de fazer para todos.
“Temos atualmente, 285 assentamentos no Maranhão e 40 mil famílias de trabalhadores instalados sem ser dadas as condições para que possam desenvolver sua agricultura”, destacou, afirmando que nenhum estado desse pais irá melhorar o IDH sem passar pela agricultura familiar. Disse que tem a AGERP, o ITERMA e SAF que a cada dia se fortalece procurando através dos convênios fortalecer a vida do trabalhador rural, porque sem crédito não se desenvolve ação nenhuma principalmente na agricultura familiar.
Outro ponto destacado pelo presidente Mauro Jorge foi o fim do atravessador, que segundo ele, existiam em quase todos os municípios do estado. “Eles se apresentavam como facilitadores para intermediar junto ao ITERMA a regularização da terra, mas isso acabou , porque esse é um papel nosso, do estado e é feito de forma gratuíta”, alertou o presidente, dizendo que quando um desses atravessadores baterem na porta de um agricultor, não atenda, porque ele está querendo enrolar, tomar o dinheiro, porque esse tempo acabou. “Não existe isso no governo Flávio Dino”.
O prefeito Kleber Veras, “Tratozão”, disse que a realização do seminário foi importante, porque foi uma oportunidade de criar uma agenda positiva, debater os problemas e buscar as soluções no que tanje a Agricultura Familiar. “São Domingos tem aptidão para a produção de frutas, além de ser referência no Maranhão na produção de abacaxi e nosso sonho é transformar nossa região num polo de fruticulturas”, afirmou.
Para o prefeito, a presença do Governo do Estado, através do secretário da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, foi outro aspecto positivo do encontro, porque sempre sonhou com o governo apoiando a agricultura familiar, para reorganizar o desenvolvimento do setor. “Temos a vontade do nosso agricultor de diversificar a nossa produção de frutas e de melhorar a qualidade do nosso abacaxi e entendo que esse momento chegou com o governo Flávio Dino”, revelou.
Tratozão também pediu o fim dos atravessadores na comercialização da produção agrícola, afirmando que a sua grande meta é fazer com que o produto fique no município, seja comercializado direto pelos agricultores, com o dono de área legalizada e que seja firmada uma grande parceria para a criação de um polo de fruticultura em São Domingos.
O secretário Adelmo Soares sendo recebido pelo prefeito Kleber "Tratozão", ladeado por vereadores do município, o presidente Mauro Jorge e o secretário adjunto da SAF, Francisco Sales
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares leva a palavra do governo Flávio Dino aos agricultores de São Domingos
Roça de abacaxi visitada pelo secretário Adelmo Soares e a comitiva da SAF
O produtor Oto, um dos maiores produtores de abacaxi da região de São Domingos
O secretário Adelmo Soares na foto com o prefeito Tratozão, o representante da Embrapa, Valdomício, o secretário adjunto da SAF, Chico Sales, o secretário de agricultura de São Domingos e o vereador Horácio visitam uma roça de plantação de abacaxi
Comentários
Postar um comentário