Pular para o conteúdo principal

4ª Feijoada do Maranhão confirma tradição da festa em São Luís

Alegria e descontração marcaram a 4ª edição da Feijoada do Maranhão realizada, no último sábado, 10, no Hotel Luzeiros, em São Luís. Promovida pelo fotógrafo e empresário Valdez Maranhão, radicado em Minas Gerais, a festa se tornou a pioneira em intercâmbio cultural e turístico, atraindo cerca de cem turistas mineiros para capital maranhense e contabilizando mais um ano de sucesso. Em Belo Horizonte, a 25ª edição do evento será realizada em agosto de 2016.

Animada por diferentes ritmos, a Feijoada do Maranhão teve como primeira atração o grupo Bicicleta do Samba, tocando o som da Folia de Momo das ruas de São Luís. Em seguida, o bloco tradicional ‘Os Apaixonados’, campeão do Carnaval 2015, tomou conta do salão do Hotel, apresentando um dos símbolos da cultura maranhense aos turistas mineiros.

Finalizando a festa, o cantor Bruno Shinoda, que dividiu o palco com a cantora Thais Moreno, levantou o público com o molejo da ‘Swing & Pisadinha’, estilo que marca suas apresentações e que mistura os ritmos da swingueira e do axé, com o adicional de outros elementos musicais.

“Estamos muito felizes com a receptividade dos maranhenses. A Feijoada do Maranhão se tornou um encontro de amigos, uma grande confraternização entre meus conterrâneos e os mineiros. Nessa 4ª edição, contamos com grandes atrações, buffet farto e variado, além de open bar”, declarou Valdez Maranhão.

Valorizando a Arte

Como parte da troca cultural entre Maranhão e Minas Gerais, as camisas do evento levaram a assinatura do renomado artista plástico mineiro Fernando Pacheco.

Ele já expôs suas obras em países da Oceania, da Ásia, dos Estados Unidos e da América do Sul, além de ter pinturas que fazem parte do acervo da Escola Superior de Música da Rainha Sofia, em Madrid, se inspirou nas janelas dos casarões e nos lampiões do Centro Histórico de São Luís para elaborar a estampa que coloriu as camisetas.

“Estou muito feliz em ter participado do evento, pois a feijoada é um prato popular, inserido na cultura gastronômica do Brasil, que reúne as pessoas e as famílias em torno da mesa. Como diz Milton Nascimento, ‘todo artista tem que ir aonde o povo está...’ E sendo em São Luís, ótimo!”, comentou Fernando Pacheco, que veio para a capital maranhense especialmente para a festa.

Destino turístico

Acompanhando a comitiva de mineiros, estiveram presentes na cidade oito jornalistas de grandes veículos da imprensa de Belo Horizonte. Eles visitaram o Centro Histórico da cidade, e os municípios de Raposa e de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. “Os jornalistas vieram com o objetivo de divulgar os destinos turísticos da capital na mídia impressa e televisa de Minas Gerais”, disse Valdez.

História da Feijoada

A feijoada tem uma história curiosa. A primeira versão aconteceu em 1992 quando Valdez Maranhão, então fotógrafo do antigo “Jornal de Minas”, perdeu sua máquina fotográfica. Sem capital para adquirir outra câmera, seu instrumento de trabalho, Maranhão resolveu, por sugestão dos amigos, fazer a Feijoada. O evento foi um sucesso! Desde então, vem sendo realizado anualmente. Confira nas fotos toda a movimentação do encontro gastronômico MA/BH.


           Os mineiros reunidos em pose especial para o blog
                          A jornalista de turismo, Léa Acheu entre amigos
                           Valdez Maranhão com o jornalista Peninha
                           Os jornalistas Karina Baldez (assessora da feijoada) e Evandro
                As jornalistas Ana Guimarães, com o seu love e Karina Baldez
                                        O mago das fotografias


         Os amigos mineiros com o multimidia Uimar Junior
                O jornalista Célio Sérgio com Marcela Simplicio e colega jornalista
                Valdez Maranhão e Marcela Simplício
                      Léa Zacheu com Valdez Maranhão
O promotor de Justiça Paulo Amorim e Hérica Soares
            Hérica Soares com o esposo e Valdez Maranhão
                                            Músico do Blocos Os Apaixonados
  Os Apaixonados em ação fazendo a alegris dos convidados da Feijoada do Maranhão
                                                     Guto Bogea e Soraya
           A jornalista Rosenira Alves com a filha Camila Rocha e Orquidea Santos
 Reginaldo Cazumbá, com a esposa e Tony Maciel, assessor de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo

                                O colunista Nedilson Machados com amigos


        Maurício, Valdez Maranhão, Vanessa Serra, Tony Maciel e Karina Baldez
                             O casal Vanessa Serra e Maurício




                 Karina Baldez, Valdez Maranhão e Nedilson Machado
               Valdez Maranhão com os colunistas Rosenira Alves e Nedilson Machado



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANTAR DOS NAMORADOS NO HOTEL LUZEIROS

Foi um sucesso o romântico jantar do Dia dos Namorados promovido pelo Hotel Luzeiros no Restaurante Mearim, que ficou lotado de casais celebrando o amor. Além da deliciosa e requintada gastronomia, teve também a discotecagem ao vivo e bem romântica do DJ Franklin. FOTOS - DIVULGAÇÃO:                           Patrícia e Anderson Canelas  Liliane e Dagoberto Silva, Diretor de Operações do Grupo Luzeiros                      Paulo Rocha e sua Yasmin                        Levi e Thayara Figueiredo                     Conceição Rolim e Vanderlan                       Roberto Franklin e Mirelle Costa                      Nayara Weba Branco e Raphael Branco             Marina Salomão e Saulo Berredo                          Thayane e João Paulo Maluf                             Daniele e Frederico Duailibe                       Tereza Travassos e Augusto Carvalho                          P

NOVA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNDB

  Um dos mais renomados profissionais da odontologia maranhense e primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia do MA, o já falecido Pro. Luiz Pinho Rodrigues recebeu de sua família a homenagem mais que merecida: Empresta seu nome à nova clínica de odontologia da UNDB, cuja sede é no Renascença II, anexa ao prédio da universidade que inaugura sua primeira turma de odonto ainda neste mês de setembro. Agora, com a Clínica de Odontologia "Prof. Luiz Pinho Rodrigues", futuros acadêmicos e docentes da UNDDB, poderão realizar importantes trabalhos de extensão, conforme anunciaram as diretoras da UNDB e filhas do homenageado, Elizabeth Rodrigues e Ceres Murad. FOTOS - DANIELLE VIEIRA: A Dir. Executiva da UNDB, Graciane Cordeiro com Isabella Rodrigues Caracas, Nélson Fontinhas, Rebeca Murad Miralla e Raíssa Murad Sempre elegante, D. Maria Izabel Rodrigues entre as netas Raíssa, Isabela e Rebeca e as filhas Elizabeth e Ceres, tendo ao fundo a im

Arraial animado no Maple Bear

Foi prá lá de concorrido e animado o arraial dos alunos da escola de educação infantil bilíngüe Maple Bear.Os alunos apresentaram diversas danças e brincadeiras típicas da época junina, e os pais orgulhosos, registraram em fotos e vídeos este momento mágico de integração entre o ensino do idioma inglês com método canadense e o melhor do folclore brasileiro e maranhense.Confira nas fotos de Francisco Campos.           Tatiana e Paulinha Lobão com Pietro          Alina Sarney e Edilásio Jr.    Roberta Padovan e Gabriel Maranhão    Rachel Miranda e André Jordão    Cristina Sauáia, franqueada da “Light Design + Exporlux” e o marido, advogado Gustavo Sauáia O diretor da CEMAR Tinn Amado e Kirla           Mauro e Larissa Fonseca          Luciana e Ted Lago    A sócia da Maple Bear Ingrid Grill com o marido José Lino Silveira     Danielle e Joelson Milhomem com os filhos As sócias e franqueadas da Maple Bear Adrianne Bacelar de Castro e Ingrid Gri